Ciência da Vida e a sua importância

Sistemas do corpo humano, botânica e taxonomia. Essas são algumas das coisas que vêm à mente da maioria das pessoas quando elas pensam em ciência da vida, a famosa biologia. Por mais que grande parte da população a associe à escola, ela tem várias aplicações na “vida real”. Pode-se até dizer que ela é uma das áreas básicas para o desenvolvimento local, nacional e global. Não se convenceu? Pois continue lendo! Nesse post, você vai aprender sobre a importância da ciência da vida para a evolução de vários setores da sociedade. Confira:
A importância da ciência da vida para a saúde
A saúde pública é provavelmente a primeira coisa que tem vem à mente quando você pensa em ciência da vida, não é? Não é à toa! Ela é a base de praticamente todas as descobertas sobre a prevenção e cura de doenças, bem estar e longevidade. Graças à ciência da vida, os profissionais da saúde podem fazer melhores recomendações a seus pacientes, desenvolver novos tratamentos e dar uma melhor qualidade de vida a quem tem doenças crônicas. Esse também é o aspecto da ciência da vida que faz com que ela tenha uma esfera de influência que vai muito além da comunidade científica. Continue lendo para saber mais!
A importância da ciência da vida para a segurança do trabalho
As leis trabalhistas e as normas de segurança de trabalho não foram criadas com base em achismo. Muito pelo contrário: elas foram desenvolvidas com o suporte das descobertas da ciência da vida. Quer um exemplo? Você provavelmente sabe que todos os trabalhadores têm direito a 30 dias de férias depois de 1 ano de trabalho, certo? Isso porque está cientificamente comprovado que esse é o tempo necessário para que ele se recomponha. Não é a toa que a lei de vários países estabelece períodos muito semelhantes a estes. Fora isso, empresas com ambientes de trabalho barulhentos (fábricas, por exemplo) têm que adotar medidas especiais para preservar a saúde dos funcionários. Novamente, é a ciência da vida em ação: experimentos revelaram que a exposição prolongada a altos ruídos resulta em perda auditiva.
A importância da ciência da vida para a indústria
Nem só do corpo humano se ocupa a ciência da vida. Como o seu próprio nome diz, ela se ocupa do estudo de todas as formas de vida. Nestes, estão incluídos diversos microorganismos, que, por sua vez, podem ser muito úteis para a indústria. A fabricação do iogurte, por exemplo, é um processo puramente biológico! Assim, a ciência da vida colabora com o desenvolvimento de novos produtos e soluções pelas indústrias que, por sua vez, podem facilitar muito a vida da população.
A importância da ciência da vida para o desenvolvimento econômico
Por fim, a ciência da vida é fundamental para o desenvolvimento econômico. Sim, você leu certo! Se você reler os pontos anteriores, verá que ela está por trás de muitas coisas que melhoram o bem estar da população, aumentam sua produtividade e tornam o país mais dinâmico. Além disso, os novos produtos concebidos graças às suas descobertas geram riqueza e movimentam a economia. Eles geram empregos, melhorando os indicadores econômicos e a renda da população.
Inovação Tecnológica é Nosso Compromisso
Oferecemos soluções baseadas nas mais avançadas descobertas científicas para pesquisa e desenvolvimento, controle de qualidade, processo industrial e controle ambiental nas áreas de Caracterização de Materiais, Nanotecnologia, Biotecnologia, Química, Física, Ambiental, Bioquímica, Biomédica, Petróleo e Combustíveis. Fale com a gente para saber mais!
Fone: 11 5079-8411