Quando o ruído se torna prejudicial no ambiente de trabalho

Uma das maiores preocupações dos profissionais é a questão do ruído no ambiente de trabalho.
De acordo com um estudo da Organização Mundial da Saúde (OMS), realizado em 2011, o excesso de ruído é o segundo tipo de poluição que mais afeta as pessoas, causando diversas doenças.
O Ministério do Trabalho e Emprego, por meio da Norma Regulamentadora 15 (NR-15), determina que o limite de tolerância de ruído para oito horas de trabalho é de 85 decibéis.
Quando há uma exposição ao ruído no ambiente de trabalho acima do limite estabelecido, a pessoa tem direito à aposentadoria especial, mesmo que tenha utilizado Equipamento de Proteção Individual (EPI).
A aposentadoria especial é um direito reconhecido, pois o Supremo Tribunal Federal (STF) entende que, mesmo que o EPI reduza o barulho, os prejuízos à saúde dos profissionais ainda são grandes.
Os danos causados pelo ruído no ambiente de trabalho
Dificuldade em entender o que as outras pessoas falam e a percepção de um zumbido no ouvido depois de ficar exposto a muito barulho são sinais que podem apontar o início dos problemas auditivos.
As consequências que vêm depois desses sinais são os vários problemas de saúde causados pelos ruídos. Além da perda auditiva, que é o mais preocupante, os danos causados pelo ruído no ambiente de trabalho são os seguintes:
- Diminuição da capacidade de aprender;
- Problemas cardíacos e gástricos;
- Redução da produtividade e da concentração;
- Hipertensão;
- Insônia;
- Irritabilidade e estresse;
- Dores de cabeça.
Como evitar os prejuízos?
Há muitas soluções para controlar o ruído no ambiente de trabalho e proteger a saúde dos profissionais.
Reduzir a exposição dos trabalhadores ao ruído é uma das medidas mais importantes. No entanto, além disso, é preciso saber a quantidade de decibéis ao qual as pessoas estão sendo expostas.
Para isso, é recomendado o doseBadge, um aparelho que mede a exposição dos profissionais ao ruído. Trata-se uma ferramenta simples, leve e sem cabos, que pode ser programada e fazer medições de forma manual ou automática.
O microfone do doseBadge é interno, ficando protegido de possíveis impactos.
Onde encontrar esse aparelho?
Especializada em Instrumentação Analítica e Científica, a dpUNION tem 30 anos de experiência no mercado, atuando em áreas como as de Pesquisa e Desenvolvimento, de Nanotecnologia e de Controle de Qualidade.
Além do doseBadge, também é possível encontrar outros aparelhos como calibrador, bomba de amostragem, detector fixo de gás e medidor de vibração.
Vimos todos os motivos para se preocupar com a saúde de profissionais que tendem a ficar expostos ao ruído no ambiente de trabalho. Por isso, o investimento nos equipamentos certos é importante.
No momento de pesquisar pelos aparelhos para contribuir com a segurança no trabalho, vale a pena conferir e experimentar as soluções da dpUNION.