Análises e estudos na Indústria de Base Tecnológica

Nem precisamos introduzir este artigo comentando sobre a importância da indústria enquanto atividade econômica. Embora não corresponda à maior participação na economia brasileira, a indústria e principalmente o que chamamos de indústria de base tem responsabilidades alinhadas com todos os setores econômicos e é também o ponto de maiores avanços em tecnologias, produtos e processos.
Neste cenário, temos ainda o nicho conhecido por Indústria de Base Tecnológica, ou simplesmente IBT. Com foco em inovação e com interação constante com diversas atividades econômicas, os negócios da Indústria de Base Tecnológica são diversos e existem em diversos portes.
A seguir, iremos destacar as principais análises, tecnologias e estudos aplicados na Indústria de Base Tecnológica. Acompanhe!
Perfil da Indústria de Base Tecnológica
Afinal, o que é IBT? Esse é um perfil de negócios, especificamente indústrias, que interagem com diversos setores e segmentos econômicos fornecendo maquinário e equipamentos, ferramentas e peças, produtos químicos, plásticos, embalagens, eletroeletrônicos e até mesmo equipamentos e processos de automação. Com essa descrição, entendemos a necessidade da Base Tecnológica para a própria indústria, para os serviços e na agropecuária.
São exemplos interessantes de Indústria de Base Tecnológica empresas que trabalham com:
- Tintas e vernizes;
- Adesivos;
- Medicamentos;
- Fertilizantes e defensivos agrícolas;
- Petroquímicos;
- Gases;
- Saneantes;
- Polímeros;
- Resinas e fibras;
- Componentes eletrônicos;
- Equipamentos de informática e telecomunicações.
Entre outras atividades econômicas! Inclusive, pode ser interessante consultar o Panorama da Indústria de Base Tecnológica elaborado pelo DataSebrae e com uma visualização detalhada sobre as empresas existentes e os 109 CNAEs (Classificação Nacional de Atividades Econômicas) que se enquadram como indústrias de inovação e transformação.
Análises e Estudos na IBT
Por cobrir diversas soluções e produtos, existem muitos estudos necessários tanto para pesquisa e desenvolvimento como para controle de qualidade. Análises em laboratórios especializados, com a instrumentação adequada para cada necessidade, podem ser rotineiras ou pontuais, conforme demandas da própria indústria.
Destacam-se a aplicação de:
- Análise Elementar
Estes são estudos realizados, com os corretos equipamentos, para identificar e mensurar os elementos de uma amostra. Por isso é possível se deparar também com a expressão análise elementar quantitativa e qualitativa, ou ainda por “caracterização de materiais”.
- Análise Térmica
Já as análises térmicas são utilizadas, justamente, para avaliar a interação de um material com diferentes temperaturas, e inclusive durante a variação destas.
- Microscopia
Estudos com microscópios, que existem com muitas tecnologias e aplicações específicas para níveis atômicos, são utilizados por muitos motivos. A microscopia ajuda na identificação de materiais, na observação de reações químicas e físicas, entre outros fatores que devem ser monitorados.
Entre outros como espectrometria, colorimetria e os estudos de superfícies. Afinal, o grupo de IBTs é diverso e cobre muitos produtos, tecnologias e necessidades. As análises e estudos de matérias-primas é o que garante inovação e segurança dentro deste nicho.
Para encontrar soluções em instrumentação analítica, para a Indústria de Base Tecnológica ou mesmo para centros acadêmicos e institutos de pesquisa, não deixe de consultar o Catálogo dpUNION! Somos especialistas em instrumentos científicos e representamos os principais fabricantes do mercado. Em caso de dúvidas, entre em contato conosco no link aqui abaixo.