Diferenças entre dosímetro de ruído e decibelímetro

Garantir a segurança dos profissionais é um fator primordial. Sendo assim, para realizar essa ação, é preciso até mesmo ter atenção quanto aos ruídos emitidos no local de trabalho. Isso porque, algumas empresas e fábricas possuem sons que podem ser prejudiciais à saúde dos colaboradores.
Nesse sentido, contar com equipamentos para a proteção, ajudando a controlar o volume sonoro, é uma excelente opção. E, entre as possibilidades estão o dosímetro de ruído e o decibelímetro.
Você já conhece essas duas ferramentas? Muitas pessoas acreditam que ambas possuem a mesma função, porém, apesar da similaridade, não é bem assim. Para saber mais, continue com a leitura do conteúdo!
O que é dosímetro de ruído?
Esse equipamento é um aparelho cujo objetivo é medir o nível de pressão sonora em que um indivíduo ou área é exposto.
O aparelho em questão é muito usado para fazer avaliações por longos períodos, sendo possível observar como os ruídos agem a longo prazo. E, para realizar essa avaliação, o aparelho é fixado no colaborador, mas sem interferências na sua rotina, já que é pequeno e fácil de fixar.
Afinal, o que é decibelímetro?
Tendo uma função bem parecida, o decibelímetro também serve para medir a pressão sonora em um determinado espaço. Porém, o aparelho é usado em momentos específicos.
Esse equipamento também é acoplado no corpo do trabalhador, perto ao ouvido. Tudo isso para que a medição seja realizada de forma assertiva.
Dosímetro de ruído e decibelímetro: diferenças entre os equipamentos
Como você já deve ter percebido, a grande diferença entre os aparelhos é que o dosímetro de ruído é responsável por avaliar os impactos levando em consideração a carga horária de trabalho do profissional. Enquanto isso, o decibelímetro é usado para questões pontuais.
Sem dúvidas, os dois equipamentos são importantíssimos para garantir mais segurança aos colaboradores, uma vez que a alta pressão sonora pode causar inúmeros prejuízos, como maior nível de estresse e perda de audição.
Sendo assim, caso não use esses aparelhos no dia a dia da sua empresa, mude imediatamente, ok? Além de trazer melhorias aos profissionais, garantir que trabalhem com sons em níveis adequados é uma obrigação legal.
Conclusão
Toda empresa deve pensar em formas de prezar pela segurança dos colaboradores. Isso porque, além de contribuir para a satisfação dos profissionais, também é uma obrigação imposta pela Lei.
Nesse sentido, um dos pontos que deve avaliar é a pressão sonora em que os profissionais são expostos. Afinal, um alto volume pode ocasionar problemas, como estresse e até mesmo perda de audição.
Sendo assim, existem equipamentos que podem te ajudar a monitorar os ruídos, que são o dosímetro de ruído e o decibelímetro. Basicamente, a primeira opção leva em consideração o tempo de trabalho realizado, já a segunda é usada para medições pontuais.
Quer garantir esses aparelhos? Conte com a DPUnion. Acesse nosso site agora mesmo e confira! Aqui, encontrará produtos com total qualidade e eficiência!