Confira a importância da manutenção para os seus equipamentos!

Existem diversos passos a serem realizados que contribuem para o bom funcionamento de uma organização. E, dentro deles está a manutenção de equipamentos. Afinal, é preciso manter essa atividade em dia para garantir não somente o aumento da segurança nos processos, mas também para aumentar a vida útil das ferramentas.
Imagine ter a sua produção paralisada devido ao não funcionamento de um equipamento, péssimo não é mesmo? Por esse motivo, é preciso manter os cuidados em dia.
Para que possa entender melhor, saiba que existem dois tipos de manutenção: a preventiva e a corretiva. Portanto, para entender melhor o conceito e a importância de cada uma delas, basta continuar com a leitura!
Manutenção preventiva x corretiva
Como já citado, existem dois tipos. Para entender mais sobre cada um deles, veja a seguir!
O que é manutenção preventiva?
Como o próprio nome sugere, esse tipo está relacionado a atividades que são feitas para evitar que um problema seja causado e gere a paralisação de um equipamento ou a queda de seu desempenho.
Sendo assim, para realizar este processo, muitas vezes as máquinas são sujeitas a lubrificação e, além disso, passam por uma revisão completa para garantir que esteja em perfeito estado.
O que é manutenção corretiva?
Ela tem como propósito resolver um problema que já aconteceu, por exemplo, quando uma máquina está paralisando a produção.
Nesse sentido, os colaboradores responsáveis pela manutenção devem agir rapidamente para solucionar, seja reparar ou substituir, as peças danificadas.
Sem dúvidas, é importante tentar trocar ao máximo a manutenção corretiva pela manutenção preventiva. Pois, desta forma terá chances menores de ter as suas atividades cessadas, reduzindo a produtividade de toda a empresa.
Qual a importância da manutenção?
A manutenção de equipamentos, principalmente a corretiva, é capaz de proporcionar inúmeras vantagens. A seguir selecionamos algumas das principais, confira!
- Aumento da segurança: além de garantir mais segurança na realização de seus processos, a manutenção também irá contribuir para a proteção dos colaboradores que atuam diretamente com os equipamentos;
- Redução de custos: agir com a manutenção preventiva fará com que evite problemas piores no futuro, ajudando na redução de gastos;
- Evita a paralisação da empresa: uma máquina danificada pode ser responsável por pausar toda uma produção. Por esse motivo, realize ações preventivas para evitar esse problema;
- Aumento da produtividade: um equipamento rodando em perfeito estado é capaz de deixar os processos mais ágeis, contribuindo para o aumento da produtividade;
- Entregas no prazo: a paralisação da empresa devido ao não funcionamento de uma máquina pode atrasar todo o cronograma da organização, podendo afetar até mesmo os clientes, gerando insatisfação. Por isso, evite esse problema.
E aí, já conhecia todos os benefícios que a manutenção de equipamentos proporciona? Pensando nisso, coloque a preventiva em prática para garantir todos eles!
Esperamos que tenha gostado do conteúdo! Agora, para que aprofunde seus conhecimentos ainda mais no assunto, faça a leitura do seguinte artigo: “A importância da calibração e manutenção de equipamentos”.