Conheça os principais consumíveis e outros materiais de laboratório

Na rotina de pesquisa e trabalho com diversos equipamentos analíticos, uma demanda constante é a de consumíveis e materiais de manipulação. Estes materiais de laboratório são essenciais para manter a padronização das análises, para manipular e preparar amostras, garantir a segurança dos processos e dos pesquisadores e até mesmo para melhorar a qualidade e confiabilidade dos estudos.
Assim como acontece com as diferentes tecnologias para instrumentos analíticos, existem muitos nichos e demandas específicas por materiais de laboratório e seus consumíveis. Diferentes fabricantes, no mundo todo, oferecem soluções adequadas para diferentes objetivos e até para técnicas específicas.
Leia também:
- Caracterização de materiais: conheça as técnicas e instrumentos
- Espectroscopia de RMN de bancada para a Indústria
Nos próximos tópicos vamos detalhar quais são os principais consumíveis e mais materiais para análises em laboratório, incluindo links relevantes para consultar mais detalhes de alguns produtos. Confira!
Padrões Certificados
Alguns consumíveis e materiais para os equipamentos de laboratório são utilizados para configuração e calibração do instrumento, etapa necessária e orientada por diversos padrões internacionais de controle de qualidade e segurança.
Para isso, os produtos conhecidos por padrões certificados como os da fabricante SPEX CertiPrep, são necessários na rotina de diferentes laboratórios e indústrias. A CertiPrep oferece padrões inorgânicos e orgânicos que também são materiais de referência certificados do NIST (National Institute of Standards and Technology), além de se adequarem a diferentes certificados ISO.
Para conhecimento, os padrões SPEX CertiPrep são utilizados para validação de resultados, calibração e controle de qualidade de análises químicas realizadas por absorção atômica (AAS), cromatografia de íons (IC), emissão óptica com plasma (ICP-OES), espectrometria de massas com plasma (ICP-MS), cromatografia gasosa (GC e GC-MS) e cromatografia líquida (HPLC e LC-MS).
Pinças de precisão
As pinças, no geral, são extremamente necessárias para a manipulação de amostras dentro do laboratório. As pinças de precisão existem em uma variedade de formatos e materiais, a exemplo das Pinças de precisão PELCO® da fabricante Ted Pella, referência em microscopia.
Cadinho e panelinhas
Utilizados para preparação de amostras e até mesmo nos equipamentos de análise, os cadinhos de cerâmica e panelinhas metálicas marcam presença em demandas relacionadas com manipulação de temperatura.
Confira algumas opções da fabricante Thermal Support a seguir:
- Kit de panelinha de Alumínio para DSC
- Cadinho de Alumina (Cerâmica) 90ul para TGA/DSC
- Cadinho de Platina de 100ul para TGA
Vidrarias e materiais de plástico
Talvez os mais populares materiais para laboratórios são as vidrarias, em seus diferentes formatos e finalidades: pipeta, tubos de ensaio e centrifugação, Becker, funil, balão, etc. Além destas opções em vidro, existem opções mais econômicas em plásticos, principalmente como recipiente temporário e para preparação de diferentes análises, como a Placa de Petri. Para essa demanda, o ideal é buscar por um fabricante de confiança, considerando como o elemento da segurança é ainda mais essencial tratando das vidrarias de laboratório.
Enfim, aqui deixamos uma lista de referências bem resumida sobre os principais consumíveis para laboratório e materiais para preparação de seus estudos. Aproveite para conferir o Catálogo dpUNION e encontrar ainda mais opções de instrumentação científica e analítica!