Medidor de pH: confira o que é e sua função!

Se você atua na área científica ou industrial, por exemplo, com certeza já deve ter escutado sobre a importância de medir o pH de uma solução, certo? Além de saber da necessidade dessa ação, você sabe como ela é realizada?
Pois bem, há o uso de um instrumento, o medidor de pH, para que essa atividade seja feita. E, sem dúvidas, o uso deste equipamento é essencial para testar a qualidade dos produtos que serão oferecidos pela organização.
Portanto, para que possa entender mais sobre o equipamento, bem como sua funcionalidade, continue com a leitura do conteúdo, pois explicaremos mais adiante!
Conceito e função do medidor de pH
O medidor de pH é um instrumento utilizado, como o próprio nome sugere, para medir o potencial hidrogeniônico (pH) de uma solução. Basicamente, é usado para avaliar o nível de acidez de uma amostra. Confira a escala utilizada:
- 0 – 6: soluções ácidas;
- 7: solução neutra;
- 8 – 14: soluções básicas.
Portanto, para a realização do processo de medição, normalmente, há uma sonda que detecta o pH do produto e demonstra o resultado em um dispositivo separado.
Dentre as diversas áreas em que esse equipamento pode ser usado estão os laboratórios, em que o aparelho é usado para monitorar a acidez de reações químicas, e a indústria alimentícia, onde o instrumento ajuda a manter a qualidade dos produtos comercializados.
5 tipos de medidores de pH
Depois de entender mais sobre o conceito, queremos que aprenda sobre os tipos existentes do instrumento e suas aplicações. Sendo assim, selecionamos os principais deles. Veja abaixo!
- Medidor in-line: esse tipo de instrumento é ideal para ser usado em grandes volumes de líquidos e que necessitam ser monitorados ao longo do tempo. Ah, e ele pode ser instalado em um tubo ou em outro sistema que permita monitorar continuamente o pH.
- Medidor de bancada: trata-se de um equipamento portátil usado para medir amostras em laboratórios e outros ambientes controlados. Sendo assim, geralmente, esse tipo possui um display digital que mostra o valor medido. Além disso, ele pode apresentar funções adicionais, como a capacidade de registrar e imprimir resultados.
- Medidores portáteis: esse tipo é ideal para empresas que precisam verificar o pH em ambientes diferentes, como lagos, rios e poços. Portanto, devido a esse fator, em sua maioria, eles são resistentes à água e à poeira.
- Sondas óticas: por meio da tecnologia óptica, esse instrumento é capaz de oferecer resultados mais rápidos e precisos, comparado com os outros modelos mencionados.
- Medidores automatizados: possuindo sistemas automatizados, esse modelo inclui um sensor de pH conectado a um computador ou controlador programável. Por isso, permite uma maior flexibilidade na hora de controlar o processo.
Já conhecia todos esses modelos? Lembrando que essas são apenas algumas das inúmeras opções disponíveis no mercado. Sendo assim, basta avaliar o que fará mais sentido para o seu negócio!
Gostou do conteúdo? Esperamos que sim! Para que tenha acesso a medidores de pH de total qualidade, conte com a dpUNION. Entre em nosso catálogo de produtos agora mesmo e confira!